Em reunião realizada na última quarta-feira, 17, nas dependências da Secretaria Municipal de Esportes de União da Vitória, debateu a maior inclusão das pessoas com deficiência e seus acompanhantes nas partidas profissionais realizadas no município. Estiveram presentes na reunião o Secretário de Esportes de União da Vitória, Cordovan Neto, Secretário Especial de Acessibilidade e Inclusão Social, Ednilson de Godoy, Presidente da Associação Clube Atlético União Futsal – ACAU, João Boiko, Presidente da Sfinge Futsal, Vera Falk e o Gerente Administrativo da Associação Atlética Iguaçu, Vinícius Azevedo.
De acordo com a Lei Federal 12 933/2013, toda pessoa com deficiência e seus acompanhantes têm o direito a meia entrada em espetáculos artísticos, culturais e esportivos, algo que já é executado nas competições profissionais na cidade, mas, visando um maior acesso às pessoas com deficiências, ficou estabelecido que, todos PCDs terão gratuitidade nas partidas profissionais disputadas em União da Vitória, e seus acompanhantes a meia entrada. Uma decisão que incentiva a maior participação destas pessoas nas competições de alto rendimento do município.
“Tivemos a ideia de convocar esta reunião com as equipes profissionais, com o objetivo de fomentar a maior participação das pessoas com deficiência nas partidas disputadas em União da Vitória. E convocamos a todos que venham participar destes eventos esportivos, que venham torcer pelas equipes que representam União da Vitória”, ressalta Ednilson de Godoy, Secretário Especial de Acessibilidade e Inclusão Social de União da Vitória, “Já temos a Lei Federal que dá direito a meia entrada, mas estamos indo além do que a lei está oferecendo, com maior empatia a pessoa com deficiência, algo que o Prefeito Bachir Abbas, sempre nos pede: Estamos cuidando de todas as pessoas de União da Vitória, e dando maior inclusão a todos”, completa.
No próximo final de semana, 20 e 21 de maio, a equipe da ACAU Futsal jogará nas dependências do Ginásio Municipal Isael Pastuch no sábado, 20, às 20 horas contra a equipe de Clevêlandia em partida válida pela Série Bronze do Campeonato Paranaense de Futsal 2023, já a equipe da A.A. Iguaçu jogará no domingo, 21, às 15h30min contra a equipe do Toledo no Estádio Municipal Antiocho Pereira, em partida válida pela Divisão de Acesso do Campeonato Paranaense, em ambas as partidas o acordo realizado na tarde de quarta-feira, 17, já estará válido e as pessoas com deficiências terão gratuidade. Já a equipe da Sfinge Futsal jogará em partida válida pela Série Bronze do Campeonato Paranaense 2023 na cidade de Curitiba contra a equipe do Paraná Clube.
“Esta iniciativa da gratuidade para as pessoas com deficiência, partiu de uma verdadeira união entre a Prefeitura e as equipes profissionais de União da Vitória, e nós enquanto incentivadores do esporte temos que apoiar e trabalhar diariamente para dar as mesmas condições a todas as pessoas que simpatizam com o esporte do Município”, ressalta Cordovan Neto, Secretário Municipal de Esportes de União da Vitória.