O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta quarta-feira o presidente do IBGE, Cimar Azeredo, que está no Paraná para apresentar o processo de realização do Censo 2022. Os primeiros resultados serão divulgados na próxima quarta-feira. Ratinho Junior destacou a importância das informações do Censo para auxliar no planejamento das políticas públicas do Estado em diferentes áreas.
A primeira divulgação, na semana que vem, vai apresentar os novos dados demográficos do País, mas a ideia do IBGE é fazer diferentes recortes das informações da pesquisa, que vão ser divulgados de 15 em 15 dias até o final do ano. Informações preliminares do Censo 2022 divulgados no início do ano pelo IBGE apontavam um crescimento populacional em 62% dos municípios paranaenses na comparação com o levantamento de 2010. O presidente do IBGE salientou que o Censo é construído a muitas mãos e agradeceu o apoio do Governo do Estado para garantir e facilitar a coleta de dados no Paraná, no ano passado.
O secretário do Planejamento, Guto Silva, destacou a expectativa com os novos dados, já que há um hiato de 12 anos desde a última pesquisa. Ele explicou que esses dados servem de base para a elaboração do Plano Plurianual, que tem prazo de quatro anos, e da Lei de Diretrizes Orçamentárias.
Um dos órgãos vinculados à Secretaria do Planejamento é o Ipardes, que faz as análises estatísticas do Estado tendo como base, entre outros dados, as pesquisas do IBGE. O diretor-presidente do Ipardes, Jorge Callado, afirmou que esses dados proporcionam ao Estado ter projeções demográficas diferenciadas.