O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta quinta-feira a ordem de serviço para início da construção do AME, Ambulatório Médico de Especialidades de Irati, no Centro-Sul do Paraná. O Governo do Estado vai destinar 14 milhões e 600 mil reais para o empreendimento, por meio da Secretaria de Estado da Saúde. A unidade vai possibilitar um atendimento multiprofissional aos usuários do SUS, com consultas e exames de média complexidade. Ratinho Junior destacou que o AME vai proporcionar facilidade acesso à saúde da população de Irati e cidades vizinhas.
O Governo do Estado está investindo 200 milhões de reais para a construção de 12 AMEs em diversas regiões, dentro da estratégia de regionalização da saúde no Paraná. As unidades estão distribuídas nas cidades de Cornélio Procópio, Campo Mourão, Jacarezinho, Paranavaí, Irati, Cianorte, Ivaiporã, União da Vitória, São José dos Pinhais, Almirante Tamandaré, além da unidade universitária de Ponta Grossa e a do Litoral, em Paranaguá. O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, explicou que o espaço reforça o atendimento em áreas de média complexidade, que não podem ser tratadas nas unidades básicas de saúde.
O AME de Irati vai ter cerca de 2 mil metros quadrados de área construída, com 22 consultórios e sete salas de exames. A unidade será instalada no bairro Lagoa e terá capacidade de realizar até 12 mil consultas por mês, em mais de 20 especialidades médicas. Também há a previsão de construir um Centro de Especilidades Odontológicas no terreno ao lado.