O Plano Plurianual 2024-2027 do Paraná trará o detalhamento das ações considerando os recortes de raça e igualdade de gênero. Assim como ocorre com o segmento de infância e adolescência, esta nova marcação das iniciativas que comporão esse instrumento de planejamento de médio prazo vai possibilitar mensurar e avaliar, permanentemente, políticas elencadas como prioritárias para o Paraná também neste escopo. Este novo detalhamento foi definido em reunião entre os secretários estaduais do Planejamento, Guto Silva; Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte; e Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni. O secretário Guto Silva assinalou que este é mais um passo neste tema importante para o Estado, que visa fazer com que as políticas públicas para a defesa dos direitos, para a cidadania e para o desenvolvimento humano sejam inseridas no orçamento.
A secretária Leandre Dal Ponte frisou que essa iniciativa, inédita no Paraná, de elaborar o Plano Plurianual com recorte de gênero e raça, trará diversos ganhos nesses temas fundamentais para o Estado.
Na avaliação do secretário Rogério Carboni, congregar todas as secretarias é importante.
Além do trabalho das secretarias em apontar as ações nesses segmentos, o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social, Ipardes, disponibilizará um aparato de referências para avaliar o desempenho das políticas públicas e seus efeitos socioeconômicos, a partir de uma série de dados e informações que vão identificar quais ações poderão ser marcadas no orçamento e poderão ser formatadas, qual o impacto delas para a população e, depois, gerir indicadores e metas. O diretor-presidente do Instituto, Jorge Callado, que participou do encontro, explica ainda que metodologias são desenvolvidas pelo Ipardes para que possam ser usadas como meio de ajuste de políticas públicas, ora fazendo as necessárias revisões, ora fortalecendo ações positivas.
O Plano Plurianual, PPA, é um documento previsto na Constituição, que deve ser elaborado a cada quatro anos para a definição de metas, diretrizes e programas de Governo. O documento é elaborado sempre no primeiro ano de mandato do presidente da República, governadores e prefeitos.