O Governo do Estado se uniu ao Sistema Judiciário e outras instituições públicas, com apoio do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, para fortalecer a educação em direitos humanos no Paraná. O ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida, formalizou nesta quarta-feira, no Palácio Iguaçu, a elaboração e execução do Plano de Educação em Direitos Humanos do Sistema de Justiça e Segurança Pública do Estado do Paraná.
No mesmo evento, o Estado também recebeu veículos e equipamentos para os Conselhos Tutelares de 24 municípios. O plano será executado pela Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, juntamente com o Tribunal de Justiça do Paraná, Ministério Público do Estado, Defensoria Pública, secção paranaense Ordem dos Advogados do Brasil, Universidade Federal do Paraná e com os órgãos da Secretaria de Estado da Segurança Pública. Durante a cerimônia, o secretário da Justiça e Cidadania, Santin Roveda, também assinou uma série de documentos que preveem a implantação de diversas políticas públicas na área.
Com o objetivo de formular o plano estadual e também realizar o primeiro curso interinstitucional nessa área, foi assinado um Termo de Cooperação entre órgãos do Governo do Estado, do Sistema de Justiça e a Universidade Federal do Paraná. A iniciativa busca estabelecer metas e linhas de ação no plano estadual e promover o intercâmbio de conhecimentos entre as diferentes esferas do poder público, para ampliar as práticas de promoção e proteção dos direitos humanos em todo o Paraná. Esta é a primeira vez na história do Estado em que todas as instituições trabalham em uma proposta única para inserir a temática nos cursos de formação de suas instituições.