O Governo do Estado e o BRDE, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, assinaram nesta segunda-feira novos contratos com empresas, cooperativa e prefeituras paranaenses, que somam 91 milhões e 400 mil reais em financiamentos. A autorização que efetivou as novas operações financeiras foi assinada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, diretores do BRDE no Paraná e representantes das instituições beneficiadas. Atendendo os três estados do Sul, o BRDE é um importante instrumento para financiar projetos e empreendimentos dos setores público e privado, ressaltou o governador.
O diretor-financeiro da agência paranaense do BRDE, Wilson Bley Lipski, afirmou que 45% das operações do banco são feitas no Estado.
Entre as iniciativas que vão ser contempladas, a que representa o maior volume financeiro é o contrato firmado com a Cooperativa Agrária Agroindustrial, no valor de quase 50 milhões de reais, para a construção de uma nova Pequena Central Hidrelétrica na divisa dos municípios de Guarapuava e Pinhão, na região Centro-Sul do Paraná. Denominada PCH São Jerônimo, a estrutura terá uma potência instalada de 15,5 Megawatts após concluída. A indústria de peças agrícolas RDP, de Cascavel, contraiu um empréstimo de dois milhões para modernizar a linha de produção. Outros acordos firmados contemplam três milhões e 200 mil para ampliação da empresa de energia solar UFV Icaraíma, que vai implantar uma usina solar com capacidade instalada de 1 Megawatt-hora, e seis milhões para o supermercado Boza, de Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba. Os novos contratos com os municípios estão dentro da linha estruturada pelo BRDE e a Secretaria das Cidades para municípios com mais de 80 mil habitantes. O primeiro contrato prevê o repasse de 11 milhões e 500 mil para a Prefeitura de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Os recursos devem ser utilizados para pavimentação de vias da cidade. Outros 18 milhões e 600 mil foram financiados pelo setor educacional da Prefeitura de Cascavel, no Oeste, também a ser gerido pela administração municipal. O BRDE fechou o mês de agosto de 2023 superando a marca de três bilhões em operações para novos investimentos. No Paraná, as operações alcançaram um bilhão e 200 milhões até agosto.