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Início das concessões marca nova era para infraestrutura do Paraná, afirma Ratinho Junior

INÍCIO DAS CONCESSÕES MARCA NOVA ERA PARA INFRAESTRUTURA DO PARANÁ, AFIRMA RATINHO JUNIOR

A assinatura dos contratos dos dois primeiros lotes das novas concessões rodoviárias do Paraná marca um novo momento para a infraestrutura do Paraná. Foi o que afirmou o governador Carlos Massa Ratinho Junior nesta terça-feira, durante cerimônia no Palácio do Planalto que marcou a transferência de 1.100 quilômetros de rodovias estaduais e federais às concessionárias vencedoras dos leilões. Ratinho Junior destacou que o Estado está encerrando um capítulo triste no sistema rodoviário paranaense, já que as antigas concessões, cujos contratos foram encerrados em 2021, tiveram uma série de problemas, com tarifas caras e falta de obras.
Os dois primeiros, de um total de seis lotes que passarão a iniciativa privada, foram leiloados no ano passado e reúnem estradas estaduais e federais, com a previsão de 30 bilhões e 400 milhões de reais de investimentos ao longo de 30 anos, incluindo a duplicação de quase 700 quilômetros. O projeto foi construído a quatro mãos entre o Governo do Estado e o governo federal e será adotado como modelo para as próximas concessões rodoviárias do País. Ratinho Junior afirmou que essa nova estrutura de concessões é vitoriosa.
O ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, destacou o diálogo com o Governo do Estado e com a bancada paranaense na Câmara Federal na elaboração do projeto.
O primeiro lote que foi a leilão engloba 473 quilômetros das BRs-277, 373, 376 e 476, e das PRs-418, 423 e 427 que passam por Curitiba, Região Metropolitana, Região Centro-Sul e Campos Gerais. A concessionária Via Araucária vai administrar os trechos após oferecer um desconto de mais de 18% na tarifa por quilômetro rodado. As obras vão melhorar diretamente o tráfego de 18 cidades, que reúnem mais de 3 milhões de habitantes. O segundo trecho leiloado envolve 605 quilômetros das BRs-153, 277 e 369 e das PRs-092, 151, 239, 407, 408, 411, 508, 804 e 855 em trechos que passam por Curitiba, Litoral, Campos Gerais e Norte Pioneiro. A concessionária EPR Litoral Pioneiro ofereceu um desconto de quase 0,1% em relação ao valor da tarifa de referência do edital.
Foto: Jonathan Campos/AEN

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