O Governo de Santa Catarina lançou nesta terça-feira, 27, o Painel para Monitoramento de Casos de Dengue e Chikungunya.
Na nova ferramenta é possível consultar as principais informações sobre as doenças no estado, como número de casos prováveis, óbitos, faixa etária dos casos, número de casos por município, além de acompanhar o mapeamento dos focos do mosquito Aedes aegypti pelo estado.
O Governo do Estado está atento e fazendo a sua parte, apoiando os municípios no combate à dengue. Mas um alerta: grande parte da solução da dengue está nas mãos da população.
As informações disponíveis no painel são provenientes dos casos notificados pelos municípios no Sistema de Informações de Agravos de Notificação (Sinan On-line e Net) do Ministério da Saúde (MS), além de dados do sistema Vigilantos da DIVE/SC para análise dos focos do mosquito, e do Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN/SC) através do Gerenciador do Ambiente Laboratorial (GAL), para informações sobre os testes.
O painel tem dado mais transparência para os dados. As pessoas podem acessar e ter conhecimento sobre como está a situação do seu município e isso pode até servir como mais um alerta, para que cada um faça sua parte na prevenção da doença, destaca o diretor de vigilância epidemiológica do estado João Augusto Brancher Fuck.