Ícone do site Jovem Pan FM União da Vitória

Piana recebe visita do novo embaixador da Ucrânia no Brasil e de Cônsul da Coreia do Sul

PIANA RECEBE VISITA DO NOVO EMBAIXADOR DA UCRÂNIA NO BRASIL E DE CÔNSUL DA COREIA DO SUL

O vice-governador Darci Piana recebeu na tarde desta quarta-feira o embaixador da Ucrânia no Brasil, Andrii Melnyk, no Palácio Iguaçu. É a primeira vez que ele vem ao Paraná, estado que possui a maior concentração de descendentes ucranianos do Brasil. Ele também veio conhecer de perto o programa que ajuda cientistas ucranianos a viver e trabalhar no Estado, lançado após a deflagração da guerra Rússia-Ucrânia. Piana destacou a forte presença de ucranianos no Paraná, sobretudo em Prudentópolis, na região Centro-Sul do Estado, fruto da imigração iniciada em meados do século XIX.
Durante o encontro, o embaixador convidou os membros do Governo do Estado para visitarem a Ucrânia e também se colocou à disposição para auxiliar na atração de investimentos do país para o Paraná e na facilitação das relações comerciais entre empresários paranaenses e ucranianos. Após dois anos de conflito com a Rússia, a Ucrânia tem enfrentado dificuldades em diversas áreas. Para ajudar, o Governo do Paraná criou o Programa de Acolhida a Cientistas Ucranianas, conduzido pela Fundação Araucária, para receber pesquisadores oriundos do país, oferecendo bolsa e auxílio para instalação no Estado. São 20 já no programa, que tem fluxo contínuo. O diretor-presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig, explica sobre as ações.
Os pesquisadores ucranianos estão distribuídos em seis universidades estaduais, além da UTFPR – Campus Medianeira, Unila, PUC-PR e IFPR. O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, comentou que o Paraná tem trabalhado para ampliar a produção de conhecimento sobre o país europeu.
Piana também recebeu o cônsul-geral da Coreia em São Paulo, Insang Hwang. A reunião teve como foco o potencial da produção de suínos do Estado, segundo principal produtor do País, e dá sequência a uma série de encontros com o país asiático. O secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, endossou que o Estado tem qualidade reconhecida internacionalmente.
Foto: Karol Fabbris Pacheco/AEN

Sair da versão mobile