O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta quinta-feira a proposta de incorporação do Centro Universitário de União da Vitória, a Uniuv, na região Sul do Estado, à Universidade Estadual do Paraná, a Unespar. A oferta prevê que a gestão pedagógica, administrativa e financeira da instituição municipal seja estadualizada. Na prática, a medida faz com que os cursos de administração, engenharia civil, educação física, sistemas de informação e odontologia da Uniuv passem a ser ministrados e geridos pela Unespar no futuro. A medida também vai fazer com que os cursos sejam ofertados gratuitamente aos alunos, caso a proposta seja aprovada pela instituição, pela Prefeitura de União da Vitória e a Câmara de Vereadores. Após a finalização de todo o processo de transição, a previsão é que o Governo do Estado invista 24 milhões de reais por ano na estrutura. Ratinho Junior destacou que a incorporação será uma propulsora de desenvolvimento na região.
A viabilidade do processo já foi analisada e aprovada pela Unespar, levando em conta a demanda regional pelos cursos e a capacidade da estrutura estadual para absorver a estrutura municipal. A reitora da Unespar, Salete Machado Sirino, exalta os impactos positivos da possível incorporação.
A ideia é que os alunos da Uniuv migrem para as instalações da universidade estadual em União da Vitória e que os imóveis do centro municipal sejam devolvidos à prefeitura. Outros ativos patrimoniais da Uniuv seriam doados à instituição de ensino estadual. Além daqueles que poderão ser incorporados pela Unespar, a Uniuv atualmente oferece outros oito cursos. A proposta determina que eles sejam mantidos pela Unespar até que todos os alunos que já estão matriculados se formem. O reitor da Uniuv, Lúcio Kürten dos Passos, citou outros benefícios da incorporação.
Agora, a proposta será analisada pela Uniuv. Se ela for aceita, a Câmara Municipal de União da Vitória precisa aprovar a cessão dos professores para a Unespar para que o processo siga adiante. A Assembleia Legislativa do Paraná também precisa autorizar a sequência da incorporação. A expectativa é que todos os trâmites sejam realizados a tempo do vestibular de 2025 já ser organizado pela universidade estadual. De acordo com a proposta, os professores e funcionários da Uniuv seriam mantidos por um tempo até que o Estado possa recompor o quadro com servidores concursados.
Foto: Geraldo Bubniak/AEN