Com o período de férias escolares, cresce a preocupação com os afogamentos, um dos principais acidentes fatais envolvendo crianças.
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) aproveita o Dia Mundial da Prevenção em Afogamento, lembrado neste 25 de julho, para alertar sobre os riscos desses incidentes mesmo durante o inverno.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), quatro crianças perdem suas vidas diariamente por afogamento no Brasil, sendo que pelo menos um desses incidentes ocorre dentro de casa.
Esse tipo de acidente é a principal causa de morte entre crianças de 1 a 4 anos e continua entre as três principais causas de morte para crianças de 5 a 9 anos e de 10 a 24 anos, demonstrando a importância de conscientização e prevenção.
Apesar de ser mais comum nos meses de alta temporada, os casos continuam ocorrendo ao longo do ano, exigindo vigilância constante, especialmente em ambientes domésticos.
O chefe da Comunicação Social do CBMSC, cel Ian, fala dos trabalhos da corporação para chamar a atenção das pessoas sobre o afogamento.