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Rede estadual de ensino terá tecnologia sul-coreana no diagnóstico de aprendizagem

REDE ESTADUAL DE ENSINO TERÁ TECNOLOGIA SUL-COREANA NO DIAGNÓSTICO DE APRENDIZAGEM

A Celepar e a Secretaria de Estado da Educação firmaram nesta quinta-feira, em Curitiba, acordo com a empresa sul-coreana UFIT para uso de tecnologia baseada em inteligência artificial no diagnóstico da aprendizagem de estudantes da rede estadual. A ferramenta, chamada Aprendiz Inteligente, será alimentada com videoaulas e materiais didáticos criados por professores, voltados para cada série e cada disciplina da BNCC, a Base Nacional Curricular Comum. A Celepar vai fornecer a licença de uso da plataforma e o suporte contínuo para as instituições de ensino. A partir do conteúdo formulado por professores, a inteligência artificial cria questões para os estudantes. Com base nos acertos e erros, as equipes pedagógicas das escolas poderão identificar quais conteúdos foram melhor compreendidos e quais precisam ser reforçados em cada turma. O Aprendiz Inteligente também entende o ritmo, dificuldades e facilidades de cada estudante, podendo oferecer experiências personalizadas de acordo com as necessidades de cada um, incluindo material de reforço com mais exercícios ou desafios específicos. Além disso, é possível utilizar a ferramenta para obter indicadores de como será a performance dos estudantes em avaliações como o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica e o Enem. Assim, a Secretaria da Educação e as escolas terão um panorama de como deve ser o desempenho de cada município, colégio, série, turma e aluno nas avaliações nacionais. A parceria é um desdobramento da missão internacional do Governo do Paraná à Ásia, que aconteceu em março de 2023. Três meses depois, o governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou um termo de cooperação com a startup sul-coreana RIIID, com o intuito de utilizar novas tecnologias na rede estadual de ensino do Paraná. Segundo o presidente da Celepar, Gustavo Garbosa, essa parceria vai transformar a experiência de aprendizagem nos colégios públicos paranaenses.
Foto: Lucas Fermin/SEED-PR

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