Ícone do site Jovem Pan FM União da Vitória

Estado assina contratos do Vida Nova para construir 2,5 mil casas para famílias de áreas de risco

ESTADO ASSINA CONTRATOS DO VIDA NOVA PARA CONSTRUIR 2,5 MIL CASAS PARA FAMÍLIAS DE ÁREAS DE RISCO

O Palácio Iguaçu foi palco nesta terça-feira da assinatura dos primeiros 65 convênios com municípios beneficiados pelo projeto Vida Nova, modalidade do Programa Casa Fácil Paraná, da Cohapar, que envolve o reassentamento de famílias carentes. O objetivo inicial é realocar a população que mora em áreas insalubres ou de risco, como margens de rios e encostas, para locais mais seguros. A medida foi oficializada durante evento, com a presença do governador Carlos Massa Ratinho Junior, de assinaturas de convênios e lançamento de novos programas habitacionais da Cohapar. Com 441 milhões de reais nesta primeira fase serão construídas 2.452 casas populares. Os recursos fazem parte de um financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento com o intuito de entregar até seis mil unidades residenciais ao longo dos próximos cinco anos. Serão aplicados 150 milhões de dólares arrecadados por meio desse processo, além de outros 37 milhões de contrapartida do Governo do Estado. Ratinho Junior destaca que o aporte total ultrapassa um bilhão de reais.
As famílias atendidas pelo programa, lançado em 2020 como projeto-piloto, também recebem acompanhamento técnico multidisciplinar envolvendo 16 secretarias e órgãos estaduais, para garantir a continuidade do desenvolvimento socioeconômico. O diretor-presidente da Cohapar, Jorge Lange, explicou que, além de moradia, proporcionar dignidade e inclusão são as grandes metas da iniciativa.
Desde 2019, o Casa Fácil Paraná já atingiu mais de 110 mil famílias, promovendo a construção de quase 92 mil moradias e a realização de cerca de 18 mil regularizações fundiárias. As ações envolvem linhas de financiamento próprias com condições facilitadas, regularização de imóveis sem documentação e concessão de subsídios para custeio do valor de entrada de imóveis financiados pela Caixa. Os interessados no programa devem fazer inscrição no site cohapar.pr.gov.br, preenchendo informações e indicando o município de interesse. O procedimento é gratuito e válido por dois anos.
Foto: Igor Jacinto/Vice-Governadoria

Sair da versão mobile