O governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou nesta segunda-feira o repasse de cerca de 455 milhões de reais por parte do Governo do Estado aos municípios paranaenses para custeio da educação e da saúde até o fim de 2023. A informação foi confirmada em um encontro no Palácio Iguaçu com prefeitos, vice-prefeitos e secretários das 399 prefeituras do Paraná. Segundo Ratinho Junior, o aumento de repasses nas duas áreas é uma forma encontrada pelo Estado para compensar parte da diminuição dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios, do governo federal, em decorrência da queda de arrecadação tributária.
O presidente da Associação dos Municípios do Paraná e prefeito de Santa Cecília do Pavão, Edimar Santos, representou os demais gestores municipais nas assinaturas que efetivaram a transferência de recursos. Para ele, os repasses do Estado vêm em momento oportuno para equalizar o orçamento das prefeituras e garantir a manutenção dos serviços básicos à população.
De acordo com o secretário da Saúde, Beto Preto, os recursos para a área devem ser utilizados em quatro frentes distintas, totalizando aproximadamente 243 milhões de reais.
Na educação, vão ser investidos 212 milhões de reais até o fim do ano para custeio do Programa Estadual do Transporte Escolar. De acordo com a diretora-presidente do Fundepar, Eliane Carmona, o montante representa 41% a mais de recursos para garantir o transporte gratuito e seguro aos estudantes da educação básica das áreas urbanas e rurais matriculados na rede estadual de ensino.
Anúncio Comentários