Uma comitiva do Governo do Estado esteve em Rio Bonito do Iguaçu na tarde desta segunda para acompanhar as ações de apoio às famílias atingidas pelo tornado da última semana. Participaram da visita a primeira-dama Luciana Saito Massa, o presidente da Cohapar, Jorge Lange, e os secretários da Educação, Roni Miranda, da Saúde, Beto Preto, e do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni. O grupo se reuniu com as equipes que atuam na reconstrução da cidade, visitou as áreas mais afetadas e acompanhou o cadastramento das famílias, base para os programas de auxílio e reconstrução. O presidente da Cohapar, Jorge Lange, detalhou o plano emergencial para a construção de 320 casas no município, autorizadas pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior. O investimento é de mais de 60 milhões de reais, e as moradias serão produzidas por uma empresa paranaense especializada em construções rápidas no modelo industrializado.
Além disso, o governo vai repassar até 50 mil reais por família para reformas de casas danificadas, conforme os levantamentos sociais em andamento. A primeira-dama Luciana Saito Massa reforçou que o momento agora é de reorganização das ações do Estado para a nova fase do atendimento.
O secretário da Educação, Roni Miranda, destacou que as aulas serão retomadas de forma gradual, com foco nas escolas mais afetadas.
O secretário estadual da Saúde, Beto Preto destacou que o foco agora é garantir a continuidade dos atendimentos e o abastecimento de medicamentos para a população afetada pelo desastre.
A Secretaria da Saúde informou que 21 pessoas seguem internadas nos hospitais da região por causa do tornado. São 13 pacientes em Guarapuava, 5 em Laranjeiras do Sul e 3 no Hospital Universitário de Cascavel. Os atendimentos seguem com o apoio dos insumos e medicamentos enviados pela Secretaria da Saúde no fim de semana, em operação coordenada pelo Cemepar e pelo Comp, que garantiram o abastecimento emergencial das unidades de saúde. A Secretaria do Desenvolvimento Social e Família coordena o abrigo em Laranjeiras do Sul e o cadastramento das famílias atingidas. Mais de 1 mil e 300 cadastros foram realizados desde sábado. O secretário do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni, ressaltou que o cadastramento das famílias é essencial para direcionar corretamente os programas de apoio do Estado.
Foto: Roberto Dziura Jr/AEN



