O governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou nesta terça-feira um pacote de investimentos de 13 milhões e 800 mil reais para projetos de inovação nos municípios. As iniciativas são coordenadas pela Secretaria de Estado da Inovação, Modernização e Transformação Digital e envolvem o uso de bancos de dados digitais para aproximar prefeituras de investidores, a criação de espaços de coworking abertos à comunidade local, a compra de equipamentos para acessibilidade de deficientes visuais e a instalação de salas multissensoriais para crianças e adolescentes dentro espectro autista. Segundo Ratinho Junior, os investimentos na área de inovação tornam o poder público mais eficiente, ao mesmo tempo em que preparam os municípios e as novas gerações para um mundo cada vez mais tecnológico e dinâmico.
O secretário estadual da Inovação, Modernização e Transformação Digital, Marcelo Rangel, afirmou que os investimentos no setor ajudam a alavancar iniciativas de várias áreas do poder público.
A maior parcela do investimento anunciado pelo Governo do Estado, de 5 milhões e 400 mil reais, foi destinado à compra de 100 displays táteis inteligentes. O secretário estadual da Educação, Roni Miranda, informou que os equipamentos serão disponibilizados pela pasta a cinco Centros de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual, 13 Centros de Atendimento Educacional Especializado na Área Visual e 82 salas de recursos multifuncionais.
Outros dois milhões de reais serão destinados para a instalação de salas multissensoriais para que equipes municipais prestem atendimento a crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista ou outros transtornos neurológicos em dez municípios. E cerca de 4 milhões e 900 mil reais estão sendo investidos pela Secretaria da Inovação com o apoio da Invest Paraná no fomento ao investimento privado em 64 cidades. Segundo o presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin, essa é a primeira etapa do projeto de estruturação e análise de bancos de dados públicos para auxiliar empreendedores interessados em investir nos municípios.
Outra iniciativa voltada para o fomento à inovação é a criação de salas de coworking abertas à comunidade em dez municípios paranaenses. A primeira será instalada em Paranaguá, no Litoral, com um investimento de um milhão e 500 mil reais.
Foto: Roberto Dziura Jr/AEN
Anúncio Comentários