Top Artigo
NotíciasPolítica

Alexandre Curi é, novamente, eleito presidente da Assembleia para o biênio

Com o voto favorável dos 53 deputados presentes na sessão, Alexandre Curi (PSD) foi eleito, nesta segunda-feira, presidente da Assembleia Legislativa do Paraná para o biênio 2025 – 2026. A posse da nova Mesa Diretora ocorre no dia 1º de fevereiro de 2025, na abertura dos trabalhos legislativos do próximo ano.
Alexandre já havia sido eleito pelos colegas de parlamento em 12 de agosto, mas a Mesa Executiva da Assembleia decidiu realizar uma nova eleição, anulando a anterior, para dar segurança jurídica à nova Mesa, diante de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade movida pela Procuradoria-Geral da República contra o dispositivo do Regimento Interno da Assembleia que permitia a antecipação da eleição da Mesa para agosto.
Para dar segurança jurídica aos trabalhos Legislativos do próximo ano, a Assembleia do Paraná, antes mesmo de qualquer julgamento do Supremo Tribunal Federal, onde tramita a ação, decidiu revogar o dispositivo do regimento que permitia o adiantamento e anulou a eleição de agosto, chamando um novo pleito para este dia 11 de novembro.
Assim como Curi, foram eleitos para a Mesa os mesmos componentes que já foram votados em agosto. Assim, Curi presidirá a Assembleia ao lado da deputada Flávia Francischini (União), primeira mulher a ocupar a 1ª Vice-presidência da Assembleia, do deputado Gugu Bueno (PSD), eleito primeiro secretário e da deputada Maria Victória (PP), reeleita para a Segunda Secretaria. A chapa eleita também conta com Delegado Jacovós (PL) como segundo vice-presidente; Moacyr Fadel (PSD), como terceiro vice-presidente; Requião Filho (PT), como 3º secretário, Alexandre Amaro (Republicanos), 4º secretário; e Goura (PDT), como quinto secretário.
Deputado mais votado da atual Legislatura, Curi chega à presidência da Assembleia aos 45 anos, em seu sexto mandato como deputado estadual (quatro deles sendo o mais votado). Na Assembleia, além da imagem de grande articulador político, Curi é conhecido por sua atuação em favor dos municípios, tanto que é indicado como representante parlamentar junto à Assembleia e à Casa Civil do Governo do Estado por mais de 150 das 399 prefeituras do Paraná.
Para a gestão que inicia em fevereiro, o futuro presidente da Assembleia promete se pautar em quatro pilares: transparência, inovação, economia e sustentabilidade. “Estabelecemos, neste ano, um Comitê de Planejamento Estratégico, para desenhar um plano de ação inédito para a Assembleia. Pretendemos criar uma coordenação de compliance e outra de inovação, que, entre outras ações, irá regulamentar e implementar soluções de inteligência artificial para otimizar nosso trabalho e facilitar o acesso do cidadão às informações”, disse o deputado. “No campo da sustentabilidade, estamos desenvolvendo projetos que tornarão nossos edifícios mais inteligentes, eliminando o uso de papel, melhorando a gestão de resíduos, reaproveitando a água e utilizando energia solar. Já em termos de transparência, vamos lançar um novo portal, buscar o selo diamante em transparência pública e nos tornar a Assembleia mais transparente do Brasil”, acrescentou. “Hoje, somos a única Assembleia do país que devolve ao Executivo quase 1/3 de seu orçamento. Devolução que é fruto da economia de todos os deputados. Com as medidas que pretendemos adotar, essa economia poderá ser ainda maior. Ainda queremos aproximar ainda mais a Assemblei do cidadão, incrementando a Assembleia Itinerante”, concluiu.
Foto: Rogério Machado

Rodapé Artigo

Artigos relacionados

Anúncio Comentários
Botão Voltar ao topo
Jovem Pan FM União da Vitória Gostaríamos de mostrar notificações para as últimas notícias e atualizações.
Negar
Permitir Notificações