Top Artigo
NotíciasSaúde

Novembro Azul: Secretaria da Saúde alerta para o diagnóstico precoce e rastreamento do câncer de próstata

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens no Brasil.
O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima 71 mil novos casos da doença para 2024.
Atualmente, é a segunda causa de óbito por câncer na população masculina e Santa Catarina tem registrado aumento no número de óbitos pela neoplasia.
Por conta desses índices, neste Novembro Azul, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) alerta para a importância do diagnóstico precoce e o rastreamento deste tipo de câncer.
Em Santa Catarina, em onze meses deste ano foram registrados 623 óbitos em decorrência do câncer de próstata. Este número já é maior que nos anos anteriores, com 606 e 542 mortes, respectivamente, em 2023 e 2022. Os dados constam no Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM).
Em sua fase inicial, o câncer da próstata tem evolução silenciosa e muitos pacientes não apresentam sintomas ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata, com dificuldade de urinar ou necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.
Por essas razões, o acompanhamento constante e o exame para detectar o câncer são fundamentais, como explica a Chefe de Divisão de Vigilância de DANT e Coordenadora Estadual dos Registros de Câncer, Maria Fernanda Regueira Breda.

Rodapé Artigo

Artigos relacionados

Anúncio Comentários
Botão Voltar ao topo
Jovem Pan FM União da Vitória Gostaríamos de mostrar notificações para as últimas notícias e atualizações.
Negar
Permitir Notificações