Top Artigo
NotíciasSaúde

Fevereiro Roxo: Estado reforça ações para assistência de pessoas com fibromialgia

Atualmente, cerca de 100 mil pessoas possuem fibromialgia em Santa Catarina. É uma síndrome de dor difusa crônica, que vem acompanhada de sintomas somáticos, como fadiga, transtornos do humor, sono e cognição. O diagnóstico precoce é o melhor caminho para controlar os sintomas, já que a doença não tem cura. Nesse sentido, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) busca a conscientização para a fibromialgia e reforça a rede de atendimento para dores crônicas no Sistema Único de Saúde (SUS) com cobertura em todo o estado.
A dor crônica é considerada um problema de saúde pública. No país, estudos revelam uma prevalência de dor crônica de aproximadamente 40% e a dor crônica com limitação grave ou generalizada em torno de 5%. Cada pessoa sente dor de maneira e intensidade diferente, sofre influências de fatores biopsicossociais e nas experiências dolorosas físicas e emocionais. Ainda leva ao estresse físico e emocional, além de gerar altos custos financeiros e sociais para a população e serviços de saúde.
Para aliviar o sofrimento dessas pessoas, a SES publicou a Linha de Cuidado para a Atenção à Saúde das Pessoas com Dor Crônica de Santa Catarina, a qual a fibromialgia está inserida, após a aprovação da Comissão Intergestores Bipartite (CIB). O objetivo foi organizar os serviços de saúde e fortalecer o cuidado integral ao paciente de acordo com as suas necessidades, com o custeio estadual.
A diretora da Atenção Primária à Saúde (DAPS), Angela Blatt Ortiga, explica que A ideia é que todos os pontos da rede de atenção tenham um olhar para as pessoas que têm alguma dor.

Rodapé Artigo

Artigos relacionados

Anúncio Comentários
Botão Voltar ao topo
Jovem Pan FM União da Vitória Gostaríamos de mostrar notificações para as últimas notícias e atualizações.
Negar
Permitir Notificações