Top Artigo
NotíciasSaúde

Dia Mundial do Autismo: Estado reforça serviços de assistência e destaca lei do diagnóstico tardio

A data serve para chamar atenção para a importância de reconhecer e respeitar as habilidades e particularidades das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Neste ano, o lema é “informação gera empatia, empatia gera respeito”.
Em Santa Catarina, o Governo do Estado amplia os serviços de assistência e avança na implementação de políticas públicas, incluindo a recente lei estadual que assegura direitos a pessoas com diagnóstico tardio para a condição.
A porta de entrada para investigar e chegar ao diagnóstico do TEA é pela Unidade Básica de Saúde mais próxima da residência do paciente.
Depois, iniciam-se os atendimentos e encaminhamento para o serviço terapêutico e/ou especializado de reabilitação da macrorregião de saúde a que o paciente pertence.
Santa Catarina possui seis Centros Especializados em Reabilitação (CER) que oferecem diagnóstico, terapias e acompanhamento multiprofissional, em Florianópolis, Criciúma, Itajaí, Lages, Blumenau e Joaçaba.
Atualmente, estima-se que entre 35 mil e 40 mil catarinenses sejam atendidos ou estejam em investigação para Transtorno do Espectro Autista na rede pública.
A gerente de Habilitações e Redes de Atenção da Secretaria de Estado da Saúde, Jaqueline Reginatto, detalha os serviços especializados oferecidos pela rede pública em Santa Catarina.
Foto: Arquivo Secom/SC

Rodapé Artigo

Artigos relacionados

Anúncio Comentários
Botão Voltar ao topo
Jovem Pan FM União da Vitória Gostaríamos de mostrar notificações para as últimas notícias e atualizações.
Negar
Permitir Notificações