A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulga o mais recente Informe Epidemiológico que compreende os dados até o dia 19 de maio de 2025. Segundo o levantamento da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), neste período foram notificados 80.034 casos de dengue, sendo que 25.155 são considerados casos prováveis. Em relação à situação entomológica, foram identificados 41.612 focos do mosquito Aedes aegypti em 257 municípios. Dos 295 municípios catarinenses, 179 são considerados infestados pelo vetor.
Até o momento, foram confirmados nove óbitos por dengue. O último foi confirmado no município de Itajaí, em um homem de 68 anos, no dia 3 de maio. Cinco óbitos por dengue estão sendo investigados pelas Secretarias Municipais de Saúde com apoio da SES.
Já em relação a Chikungunya, o documento também aponta que ocorreram 2.012 notificações de chikungunya neste período, sendo que dessas, 810 foram considerados casos prováveis e 610 casos foram confirmados, com um total de quatro óbitos.
O diretor da DIVE, João Augusto Fuck, ressalta a importância de continuar eliminando possíveis focos do mosquito, mesmo nesse período com temperaturas mais baixas.