A construção da Ponte de Guaratuba encerrou o ano de 2025 com execução de 88% e previsão de entrega para abril. Segundo o boletim técnico de dezembro, a obra avançou em todas as frentes de trabalho, com destaque para a finalização completa da infraestrutura e progressos expressivos no trecho estaiado. As obras de infraestrutura da Ponte foram concluídas. Ao todo, o empreendimento exigiu a execução de 64 estacas, distribuídas entre os lados de Guaratuba e Matinhos, além do trecho sobre a baía. As últimas estacas que faltavam estavam localizadas no lado de Matinhos e foram finalizadas em dezembro, junto com os blocos de fundação.
Um dos principais marcos do último mês foi a conclusão da fabricação das 160 vigas longarinas pré-moldadas, essenciais para a sustentação da ponte. Dessas, 128 já foram lançadas, restando apenas 32 para serem posicionadas no lado de Matinhos nos próximos dias. O secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, explicou que o andamento da obra foi retomado imediatamente após o Natal e o Ano Novo.
A etapa mais complexa e simbólica, o trecho estaiado, teve avanços expressivos ao longo do período. Nos apoios 04 e 05, foram executados dez pares de aduelas em cada pilar, totalizando 125 metros por apoio, por meio do método dos balanços sucessivos, técnica que permite o avanço simultâneo da estrutura em ambas as direções a partir dos pilares centrais. Com isso, ao final de dezembro, o trecho estaiado atingiu 250 metros concluídos de um total de 320 previstos. Em ambos os lados, prosseguem os trabalhos de drenagem, terraplenagem e pavimentação. A obra prevê a movimentação de 200 mil m³ de material entre escavações e aterros, além da execução de 50 mil m² de camadas de pavimentação. A construção pode ser acompanhada em tempo real através de câmeras de monitoramento no site www.pontedeguaratuba.pr.gov.br.
Foto: Felipe Henschel/AEN


