O Paraná vai ter o menor IPVA de todo o Brasil a partir de 2026. O governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou nesta quarta-feira uma redução de 45% na alíquota, de 3,5% para 1,9% sobre o valor venal. A medida vai beneficiar 3 milhões e 400 mil proprietários em todo Estado. O projeto de lei será encaminhado em breve para a Assembleia Legislativa. Segundo Ratinho Junior, essa é mais uma medida dentro do compromisso do governo estadual com a redução de impostos e da máquina pública.
Com a nova base de cálculo, por exemplo, um dono de um automóvel de 50 mil reais que pagava mil 750 reais de imposto vai passar a pagar apenas 950 reais em 2026. De acordo com a Receita Estadual, mais de 68% dos veículos paranaenses estão dentro dessa faixa. Atualmente, a frota tributada do Paraná é de 4 milhões e 100 mil veículos, sendo que 3 milhões e 400 mil deles serão beneficiados com a redução, ou seja, quase 83% do total. Fazem parte desse grupo automóveis, motocicletas acima de 170 cilindradas, caminhonetes, camionetas, ciclomotores, motonetas, utilitários, motorhomes, triciclos, quadriciclos e caminhões-tratores. Os donos de automóveis serão quem mais vão aproveitar a redução. São mais de 2 milhões e 500 mil carros tributados em todo o Paraná e que vão ter o IPVA reduzido.
A medida não altera a alíquota de veículos com valores diferenciados. Assim, ônibus, caminhões, veículos de aluguel, utilitários de carga ou movidos a gás natural veicular seguem tributados em 1%. Para equilibrar a redução da alíquota e garantir a saúde fiscal do Estado, o Governo do Paraná vai fazer algumas alterações no IPVA 2026, como o aumento da multa por atraso do pagamento do imposto, que vai passar de 10% para 20%.
Foto: Jonathan Campos/AEN