A tramitação em caráter de urgência, bem como a futura aprovação e sanção do Projeto de Lei 888/2023 — que proíbe a reconstituição de leite em pó de origem importada para venda como leite fluido no Estado do Paraná e o seu uso na produção de outros laticínios — foi o principal resultado da audiência pública “Crise no Preço do Leite”, realizada na manhã desta terça-feira (21), no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná.
“Vitória do Paraná e dos produtores de leite”, enfatizou o deputado estadual e Líder do Governo na Assembleia, Hussein Bakri. “Mais uma vez, garantimos um grande resultado. Fruto de um trabalho com compromisso com o povo paranaense”, complementou.
A audiência pública contou com a presença de dezenas de produtores rurais, representantes de associações de classe e cooperativas. Eles apresentaram as principais reivindicações e dificuldades enfrentadas com a queda dos preços do leite nas propriedades.
Um dos fatores que provocam essa crise, semelhante à que ocorreu há dois anos, é a concorrência com o leite em pó importado do Mercosul, reidratado dentro do Estado e utilizado na produção de laticínios e outros alimentos. Esse leite em pó, muitas vezes, é comercializado sem os devidos cuidados sanitários, exigidos rigorosamente dos produtores locais. Diante disso, criou-se uma concorrência desleal que afeta, principalmente, os pequenos produtores familiares, maioria no setor leiteiro.
Foto: Assessoria do Deputado Hussein Bakri
 
 
 


