Top Artigo
Meio AmbienteNotíciasParaná

IAT aplica 8,1 mil multas por crimes ambientais em 2025

O Governo do Estado, por meio do IAT, Instituto Água e Terra, aplicou mais de 8 mil multas por crimes ambientais no Paraná ano passado. O valor representa uma queda de 14 por cento em relação às 9 mil e 600 multas aplicadas em 2024, reforçando a eficácia do trabalho desenvolvido pelo IAT no combate ao desmatamento criminoso no Estado. Segundo o gerente de Monitoramento e Fiscalização do órgão ambiental, Alvaro Cesar de Góes, os números refletem os esforços do Estado em combater o desmatamento ilegal e outros crimes ambientais. 

Em outubro do ano passado, o Governo do Estado reforçou o compromisso com ações de fiscalização e monitoramento ambiental do IAT, entregando 50 caminhonetes novas e renovando o contrato de locação de um novo helicóptero. Os investimentos somam mais de 60 milhões de reais.

Por meio da vigilância, o Paraná conseguiu reduzir em mais de 60 por cento o desmatamento ilegal da Mata Atlântica entre 2023 e 2024. De acordo com levantamento da Plataforma MapBiomas, vinculada ao Observatório do Clima, a área desmatada caiu de mais de 1.200 hectares em 2023 para pouco mais de 400 em 2024. Os dados do Sistema de Informações Ambientais do IAT revelam ainda que o valor total em autuações foi de mais de 200 milhões de reais no ano passado. O valor recolhido pelo Estado com as infrações é repassado integralmente ao Fundo Estadual do Meio Ambiente. A denúncia é a melhor forma de contribuir para minimizar cada vez mais os crimes contra a flora e a fauna silvestres. O principal canal do Batalhão Ambiental é o Disque-Denúncia 181.

Foto: IAT

Rodapé Artigo

Artigos relacionados

Anúncio Comentários
Botão Voltar ao topo