Os lotes 3 e 6 do pacote de concessões rodoviárias do Paraná devem ter os editais publicados no começo do ano que vem, segundo o ministro dos Transportes, Renan Filho. Os dois trechos englobam mais de 1.200 quilômetros de rodovias estaduais e federais que ligam Curitiba, o Porto de Paranaguá e os Campos Gerais às regiões Norte e Oeste do Estado. O ministro falou sobre o cronograma das concessões de rodovias paranaenses nesta sexta-feira, após o leilão do Lote 1 de rodovias do Paraná. O grupo Pátria arrematou o trecho ao oferecer um desconto total de 18,25% à tarifa-base por quilômetro rodado de contrato, que agora será de aproximadamente R$0,09. A concessionária deve investir sete bilhões e 900 milhões de reais em melhorias nas rodovias do lote. Renan Filho explicou como acontecem esses trâmites.
De acordo com o governador Carlos Massa Ratinho Junior, os dois lotes contêm estradas importantes para o setor produtivo do Estado.
O Lote 2 já está com o leilão marcado para acontecer no dia 29 de setembro. O trecho contém 604 quilômetros de rodovias, com a descida da Serra do Mar até o Porto de Paranaguá e a ligação dos Campos Gerais ao Norte Pioneiro. A estimativa é que sejam investidos 10 bilhões e 800 milhões de reais neste contrato. Estão previstas a obras de duplicação de 356 quilômetros de estradas, 79 de faixas adicionais e 38 quilômetros de vias marginais. São ainda 55 passarelas, mais de 150 paradas de ônibus, que vão ter melhorias e ampliações, e mais de 100 pontes e viadutos, entre outros benefícios. Ratinho Junior frisou que esse lote requer uma atenção especial.
Os lotes do pacote de concessões de rodovias do Paraná foram montados com um modelo que garanta interesse da iniciativa privada em aportar cerca de 50 bilhões de reais em investimentos nos projetos, ao mesmo tempo que ofereça descontos justos nas tarifas de pedágio. Para garantir o interesse de empresas e consórcios capazes de realizar os investimentos e oferecer os descontos tarifários, os mais de 3.300 quilômetros de rodovias do Paraná foram agrupados em lotes que contém vias estaduais e federais. No primeiro lote concedido, o lance vencedor representa uma tarifa por quilômetro rodado 65% menor do que o valor que seria cobrado no antigo Anel de Integração.
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