Top Artigo
NotíciasSaúde

Secretaria de Saúde de Santa Catarina destaca importância do reconhecimento e tratamento para pessoas com TEA

Valorize as capacidades e respeite os limites! Com esse mote, a campanha deste ano, do Dia Mundial do Autismo, 2 de abril, busca destacar a importância de reconhecer e respeitar as habilidades e as particularidades de pessoas com transtorno do espectro do autismo (TEA).
Em Santa Catarina, por meio dos serviços de assistência oferecidos pelo Governo do Estado, formou-se uma rede de atendimento que acolhe o paciente desde a Atenção Primária à Saúde (APS) até o acompanhamento nos Centros de Reabilitação. Mas a ideia é ampliar ainda mais e criar a Política Catarinense de pessoas com TEA, integrando a Secretaria de Estado da Educação (SED) e a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE).
No estado, a porta de entrada do usuário nos serviços de saúde é pela Atenção Primária, geralmente a partir do encaminhamento da rede regular de ensino ou dos locais de atendimento da Assistência Social.
Um dos serviços de acolhimento é o Centro Catarinense de Reabilitação (CCR), em Florianópolis. Unidade própria da SES, o CCR possui diversos núcleos de atendimento, dentre eles o de Reabilitação Intelectual e Transtorno do Espectro do Autismo.
A fonoaudióloga Melissa Watzko Eskelsen, coordenadora da Reabilitação Intelectual e Transtorno do Espectro do Autismo, pontua que os ganhos, mesmo no curto prazo, são enormes e que o acompanhamento inclui também os responsáveis pela criança.
Foto: Secom/SC

Rodapé Artigo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anúncio Comentários
Botão Voltar ao topo
Jovem Pan FM União da Vitória Gostaríamos de mostrar notificações para as últimas notícias e atualizações.
Negar
Permitir Notificações