sexta-feira, maio 9 2025
Notícias de Última Hora
  • Paraná tem maior aumento na renda per capita entre estados do Sul, Sudeste, Norte e Centro-Oeste
  • Secretária de Saúde de União da Vitória reforça o chamamento para a vacinação neste sábado (10)
  • Jornal da Manhã – Edição União da Vitória – 09/05/2025
  • Plataforma da Epagri disponibiliza monitoramento da distribuição e duração de ciclos de vida do mosquito da dengue
  • Governador entrega veículos 4×4 e drones de última geração para a Proteção e Defesa Civil
  • Santa Catarina se mobiliza para Dia D de vacinação contra a gripe neste sábado e amplia para toda a população
  • Com investimento bilionário, Paraná faz mais de 2 mil cirurgias eletivas por dia
  • Com apoio do Estado, Continental investe R$ 175 milhões para ampliar fábrica
  • Governador autoriza concurso para 625 profissionais e anuncia promoção de servidores da Saúde
  • IFPR Campus União da Vitória está com inscrições abertas para curso gratuito de Inglês em nível intermediário
  • Barra Lateral
  • Artigo aleatório
  • Entrar
  • RSS
  • Instagram
  • YouTube
  • Twitter
  • Facebook
  • Menu
Jovem Pan FM União da Vitória

Ao vivo

  • Procurar por
DEDWEB CRIATIVO
  • Início
  • Notícias
  • Esportes
  • Segurança Pública
  • Entrevistas
  • A Rádio
  • Ao vivo
  • Procurar por
  • Switch skin
  • União da Vitória 26 ℃
Vídeo do YouTube VVU0by1PWmZXVUpDb2NsTVpiUEFSd0lnLkZqd0xtS0JMbVBj O Paraná registrou o maior crescimento real no rendimento médio mensal domiciliar per capita entre os estados do Sul, Sudeste, Norte e Centro-Oeste do Brasil, com aumento de 19% na comparação entre 2023 e 2024. Os dados são da Pnad Contínua, Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios sobre Rendimento de Todas as Fontes, divulgada nesta quinta-feira pelo IBGE e tabulados pelo Ipardes. A média recebida pelos paranaenses passou de 2.046 reais em 2023 para 2.438 em 2024. As únicas variações maiores na comparação entre os dois anos foram de Pernambuco, Sergipe e Alagoas, no Nordeste, mas com valores recebidos pelos seus cidadãos menores do que do Paraná, variando de 1.317 a 1.436 reais. O crescimento da média brasileira entre um ano e outro foi de 9,3%, de 1.848 para 2.020 reais. O valor de 2.438 reais é o maior da série histórica paranaense, segundo o IBGE. Desde 2019, o rendimento médio no Estado cresceu 57%, o equivalente a quase 1.000 reais a mais. O Paraná também subiu uma posição entre os maiores valores recebidos pelos seus cidadãos, saindo de 6º para 5º lugar. Outro dado levantado pelo Ipardes é a relação entre o rendimento médio do Brasil em proporção ao rendimento do Paraná. Em 2023, esse índice correspondia a 90% do rendimento médio domiciliar per capita do Estado. Já em 2024, caiu para 83%, uma vez que o crescimento da renda dos paranaenses foi maior que a média do País. Para o diretor-presidente do Ipardes, Jorge Callado, o significativo crescimento do rendimento domiciliar reflete, em grande medida, o dinamismo do mercado de trabalho do Paraná.
Foto: Gilson Abreu/Arquivo AEN
O Paraná registrou o maior crescimento real no rendimento médio mensal domiciliar per capita entre os estados do Sul, Sudeste, Norte e Centro-Oeste do Brasil, com aumento de 19% na comparação entre 2023 e 2024. Os dados são da Pnad Contínua, Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios sobre Rendimento de Todas as Fontes, divulgada nesta quinta-feira pelo IBGE e tabulados pelo Ipardes. A média recebida pelos paranaenses passou de 2.046 reais em 2023 para 2.438 em 2024. As únicas variações maiores na comparação entre os dois anos foram de Pernambuco, Sergipe e Alagoas, no Nordeste, mas com valores recebidos pelos seus cidadãos menores do que do Paraná, variando de 1.317 a 1.436 reais. O crescimento da média brasileira entre um ano e outro foi de 9,3%, de 1.848 para 2.020 reais. O valor de 2.438 reais é o maior da série histórica paranaense, segundo o IBGE. Desde 2019, o rendimento médio no Estado cresceu 57%, o equivalente a quase 1.000 reais a mais. O Paraná também subiu uma posição entre os maiores valores recebidos pelos seus cidadãos, saindo de 6º para 5º lugar. Outro dado levantado pelo Ipardes é a relação entre o rendimento médio do Brasil em proporção ao rendimento do Paraná. Em 2023, esse índice correspondia a 90% do rendimento médio domiciliar per capita do Estado. Já em 2024, caiu para 83%, uma vez que o crescimento da renda dos paranaenses foi maior que a média do País. Para o diretor-presidente do Ipardes, Jorge Callado, o significativo crescimento do rendimento domiciliar reflete, em grande medida, o dinamismo do mercado de trabalho do Paraná.
Foto: Gilson Abreu/Arquivo AEN
PARANÁ TEM MAIOR AUMENTO NA RENDA PER CAPITA ENTRE ESTADOS DO SUL, SUDESTE, NORTE E CENTRO-OESTE
Acontece neste sábado (10), o Dia D da Campanha da Vacinação contra a Gripe e na oportunidade as demais vacinas do calendário nacional também estarão disponíveis para atualização da caderneta. 
A secretária de Saúde de União da Vitória,  Sônia Guzzoni, reforça o convite para que em especial as pessoas dos grupos especiais, não deixem de se vacinar.
SECRETÁRIA DE SAÚDE DE UNIÃO DA VITÓRIA REFORÇA O CHAMAMENTO PARA A VACINAÇÃO NESTE SÁBADO (10)
“NO AR!” Jornal da Manhã da Jovem Pan FM União da Vitória, notícias locais e regionais ao vivo em FM 98,3Mhz, Panflix, Facebook em nosso canal no Youtube.
Apresentação: Tiago Amaral
JORNAL DA MANHÃ - EDIÇÃO UNIÃO DA VITÓRIA - 08/05/2025
“NO AR!” Jornal da Manhã da Jovem Pan FM União da Vitória, notícias locais e regionais ao vivo em FM 98,3Mhz, Panflix, Facebook em nosso canal no Youtube.
Apresentação: Tiago Amaral
JORNAL DA MANHÃ - EDIÇÃO UNIÃO DA VITÓRIA - 09/05/2025
A Epagri disponibilizou na sua plataforma Agroconnect um sistema voltado para monitoramento de ciclos de vida e gerações do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras doenças denominadas arboviroses.
Desenvolvido por técnicos da Epagri/Ciram, a ferramenta informa, com base na temperatura do ar, o número de dias que o inseto leva para se desenvolver do ovo até a fase adulta, quando passa a representar risco efetivo de transmissão de doenças a humanos.
O sistema informa, ainda, quantas gerações do mosquito serão possíveis de acordo com a temperatura vigente na época do ano.
Numa próxima etapa, o sistema vai disponibilizar a previsão de ciclos de vida e gerações do mosquito, baseada nas temperaturas, para cinco, dez e 15 dias.
Um dos pesquisadores da Epagri/Ciram que desenvolveram o estudo foi Hamilton Justino Vieira. Ele explica que o produto foi desenvolvido para apoiar as autoridades nas decisões que vão subsidiar medidas preventivas ligadas ao combate das arboviroses.
Foto: Rodrigo Nunes/MS
EPAGRI DISPONIBILIZA MONITORAMENTO DA DISTRIBUIÇÃO E DURAÇÃO DE CICLOS DE VIDA DO MOSQUITO DA DENGUE
O governador Jorginho Mello entregou nesta nesta terça, 7, 22 viaturas pick-up 4×4 e 24 aeronaves Remotamente Pilotadas (drones) do modelo DJI Matrice 30T para a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil. O ato reforça o compromisso do Estado com a modernização da prevenção, gestão de riscos e a ampliação da capacidade de resposta a desastres. 
Os 24 drones DJI Matrice 30T entregues nesta quarta são considerados referência em tecnologia para uso em operações de defesa civil. Eles possuem câmera térmica, sensores de alta resolução, resistência a condições climáticas adversas e capacidade de realizar mapeamentos, buscas, monitoramento de áreas de risco, acompanhamento de cheias e apoio em operações de salvamento.
O governador Jorginho Mello destacou a importância das ações prévias, e não somente em situações extremas.
Foto: Leo Munhoz / SECOM
GOVERNADOR ENTREGA VEÍCULOS 4×4 E DRONES DE ÚLTIMA GERAÇÃO PARA A PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL
Para ampliar a cobertura vacinal contra a gripe em todo o estado, o Governo de Santa Catarina, em parceria com os municípios, realiza neste sábado o Dia D da Campanha de Vacinação.
A recomendação da Secretaria de Estado da Saúde (SES) é que todos os municípios catarinenses abram os postos de vacinação para aplicar a dose da vacina.
Neste sábado, a vacina da gripe passa a ser liberada para toda a população, como explica o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi.
Foto: Thiago Kaue/Secom
SC SE MOBILIZA PARA DIA D DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE NESTE SÁBADO E AMPLIA PARA TODA A POPULAÇÃO
Nos primeiros 58 dias do ano, o Paraná realizou uma média de mais de duas mil cirurgias eletivas por dia ou 85 procedimentos por hora. Ao todo, entre janeiro e fevereiro foram registrados 119.152 procedimentos cirúrgicos eletivos em 598 estabelecimentos de saúde do Estado. Os dados são resultado do Opera Paraná, o maior programa de ampliação de cirurgias eletivas do País, implantado pelo Governo do Estado em 2022. Há, ainda, um período de 60 dias entre os procedimentos e a inserção dos dados no sistema. Ou seja, se a média diária permanecer, o Paraná pode registrar cerca de 750 mil cirurgias eletivas durante este ano, o maior número da história. Desde o início do programa, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, já destinou mais de 973 milhões de reais para ampliar a oferta de serviços e reduzir as filas, resultando em aumento de 107% no número de cirurgias realizadas entre 2021 e 2024. Em março deste ano, durante o evento Saúde em Movimento, realizado pela pasta em Foz do Iguaçu, o governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou mais 350 milhões para o programa, resultando em um investimento total que ultrapassa um bilhão e 300 milhões. O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, celebrou os resultados.
Foto: SESA/PR
COM INVESTIMENTO BILIONÁRIO, PARANÁ FAZ MAIS DE 2 MIL CIRURGIAS ELETIVAS POR DIA
O governador Carlos Massa Ratinho Junior esteve nesta quarta-feira em Ponta Grossa para a entrega da ampliação da fábrica da Continental. A multinacional alemã investiu 175 milhões de reais para expandir a produção de correias transportadoras de alta resistência. Com apoio do programa Paraná Competitivo, a unidade ganhou mais 7 mil metros quadrados e agora soma 49 mil metros quadrados de área construída. A fábrica vai atender toda a América do Sul com correias reforçadas com cabos de aço, com resistência entre 6 mil e 10 mil Newton por milímetro. De acordo com o governador, investimentos como este são atraídos pelo bom ambiente de negócios que o Estado oferece, induzindo o crescimento econômico paranaense.
Foto: Jonathan Campos/AEN
COM APOIO DO ESTADO, CONTINENTAL INVESTE R$ 175 MILHÕES PARA AMPLIAR FÁBRICA
O governador Carlos Massa Ratinho Junior autorizou a abertura de um concurso público para fortalecer o quadro da Secretaria de Estado da Saúde. No total, vão ser abertas 625 vagas. São contratados médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e outros profissionais para atender a população dos 399 municípios, organizados por meio das 22 Regionais de Saúde. Ratinho Junior destacou que a medida é fruto da boa organização financeira do Estado. 
A previsão da Secretaria de Estado da Administração e Previdência, que está organizando o concurso, é de que a instituição da comissão do certame aconteça até o próximo dia 21. A expectativa é que o edital seja publicado na primeira quinzena de novembro. Paralelamente à contratação de novos profissionais, o Governo do Estado também vai abrir o prazo para a promoção funcional de servidores da Saúde. Entre 14 de julho e 1º de agosto, aproximadamente 5.500 profissionais que preencherem os requisitos vão poder protocolar os pedidos de promoção. Esses avanços são concedidos com base em título, escolaridade e merecimento. A medida atende cerca de 80% dos profissionais da Saúde e gera um impacto anual de 150 milhões de reais na folha de pagamento dos servidores.
Foto: Gabriel Rosa/AEN
GOVERNADOR AUTORIZA CONCURSO PARA 625 PROFISSIONAIS E ANUNCIA PROMOÇÃO DE SERVIDORES DA SAÚDE
Está aberto o processo seletivo simplificado para ingresso no curso de Inglês Intermediário do Campus União da Vitória. Os interessados têm até o dia 15 de maio para fazer a sua inscrição, por meio de um Formulário Eletrônico.
São 30 vagas para o curso, que é gratuito e ocorrerá nas terças e quintas-feiras, às 18h30, presencialmente. A seleção será por meio de prova e é necessário ter no mínimo 13 anos para participar.
O início das aulas está marcado para 12 de junho.
IFPR CAMPUS UNIÃO DA VITÓRIA ESTÁ COM INSCRIÇÕES ABERTAS PARA CURSO GRATUITO DE INGLÊS
Através do professor Everton Dilkin, o GEPU Futsal começará um novo projeto para formar atletas na categoria sub-14 no futsal.
Os treinamentos serão duas vezes por semana nas dependências do Ginásio do Colégio Germano Wagenfuhr no bairro São Pedro. A ideia é fazer uma peneira para montar um time para participar de campeonatos até a nível estadual no próximo ano.
GEPU FUTSAL INICIARÁ TREINAMENTOS GRATUITOS DE FUTSAL PARA ADOLESCENTES SUB-14 EM PORTO UNIÃO
Carregar Mais.... Subscribe
Postagens Mais Vistas
  • 17 de outubro de 2023

    Unidade móvel na rua: confira como amanheceu a terça-feira nas ruas das Gêmeas do Iguaçu

  • 23 de janeiro de 2023

    PORMADE NO BBB23: as portas da casa mais vigiada do Brasil são da Pormade

  • 23 de junho de 2023

    Reportagem Especial: Conheça a história da tradicional fogueira da Festa de São Pedro e São Paulo em Porto União

Últimas Postagens Atualizadas
Tags
Cruz Machado General Carneiro Irineopolis jornaldamanha Jovem Pan jovempanuva parana Paraná Paula Freitas Paulo Frontin portouniao Porto União santacatarina Santa Catarina São Mateus do Sul tiagoamaral uniaodavitoria União da Vitória
Encontre-nos no Facebook
Encontre-nos no Facebook
Em 2018 no dia 27 de março, a TOP FM se filia a maior rede de rádios do Brasil e passa a se chamar Jovem Pan FM União da Vitória. São mais de 30 anos de sucesso!
© Copyright 2025, Jovem Pan FM União da Vitória. Todos os direitos reservados  |  Desenvolvido por DEDWEB CRIATIVO
  • Início
  • Sobre
  • Equipe
  • Anuncie Aqui!
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram
  • RSS
Botão Voltar ao topo
Fechar
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram
  • RSS
Postagens Populares
  • Notícias
    Unidade móvel na rua: confira como amanheceu a terça-feira nas ruas das Gêmeas do Iguaçu
    17 de outubro de 2023
  • PORMADE NO BBB23: as portas da casa mais vigiada do Brasil são da Pormade
    23 de janeiro de 2023
  • Reportagem Especial: Conheça a história da tradicional fogueira da Festa de São Pedro e São Paulo em Porto União
    23 de junho de 2023
  • Prefeito de Porto União expõem possíveis irregularidades de vereadores na tribuna Legislativa e diz que abrirá sindicâncias
    19 de fevereiro de 2025
  • Aluna do Colégio Estadual do Campo João de Lara de Paula Freitas, vai participar do programa Ganhando o Mundo
    8 de fevereiro de 2024
Mais Comentado
  • 23 de janeiro de 2023

    PORMADE NO BBB23: as portas da casa mais vigiada do Brasil são da Pormade

  • 9 de março de 2023

    Brasil voltará a exigir vistos para turistas da Austrália, Canadá, Estados Unidos e Japão

  • 10 de março de 2023

    Governo do Paraná decreta luto oficial de três dias em razão do grave acidente com ônibus da APAE de Jandaia do Sul

  • 10 de março de 2023

    Programa hora máquina em Cruz Machado segue a todo vapor

  • 10 de março de 2023

    No Paraná, mesmo com o excesso de chuvas, colheita da soja evoluiu na última semana

  • 10 de março de 2023

    Paraná completa um ano com tempo recorde para abertura de uma empresa

Comentários Recentes
    Fechar
    Fechar
    Fechar
    Entrar
    Esqueceu?