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Lotes 1 e 2 das concessões rodoviárias devem gerar R$ 27 bilhões ao PIB do Paraná

Além da redução no preço das tarifas aos usuários e a garantia de um grande pacote de obras estruturantes, as novas concessões rodoviárias do Paraná também vão ter um forte impacto sobre o PIB estadual. Apenas para os lotes 1 e 2, que tiveram os contratos assinados em 30 de janeiro em Brasília, o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social, Ipardes, projeta um acréscimo de 27 bilhões de reais na economia até 2054. A análise do Ipardes leva em consideração os investimentos a serem aplicados ao longo de 30 anos pelas concessionárias Via Araucária e EPR Litoral Pioneiro nos mais de mil quilômetros de rodovias estaduais e federais incluídas nos lotes 1 e 2. Os valores estão previstos nos contratos, que também estipulam um maior volume de recursos já nos primeiros anos de concessão. Do valor global do impacto projetado, 19 bilhões de reais, equivalentes a 70%, correspondem aos efeitos diretos e indiretos dos investimentos para melhoria da malha viária. O montante inclui as atividades econômicas que devem ser focos dos investimentos, como o agronegócio, a indústria e o turismo, bem como os segmentos a elas relacionados. Os outros oito bilhões, equivalentes a 30% do impacto estimado, dizem respeito ao chamado efeito renda dos investimentos. O valor representa a conversão em consumo da renda obtida pelos envolvidos no programa como, por exemplo, o consumo de bens e serviços pelos trabalhadores das concessionárias, beneficiando atividades aparentemente sem vínculos com as obras, como os ramos de alimentação e o comércio em geral. A equipe técnica da Agência Nacional de Transportes Terrestres estima que o Lote 1 deverá gerar quase 82 mil empregos diretos, indiretos e aqueles gerados pelo efeito-renda, enquanto outros 110 mil empregos devem resultar do segundo lote de concessões. Segundo o presidente do Ipardes, Jorge Callado, além dos efeitos positivos relacionados à execução das obras, a ampliação e a melhoria da infraestrutura rodoviária do Paraná vão possibilitar o aumento da produtividade.
Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

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