Fiscalização eletrônica será desativada a partir deste sábado (08) em União da Vitória
Em dois anos, mais de R$ 2 milhões de dinheiro público foram utilizados para custear a fiscalização eletrônica

Por determinação do prefeito de União da Vitória, Ary Carneiro Jr., o contrato com a empresa responsável pela fiscalização eletrônica no município não será renovado, encerrando assim na sexta-feira (07) a prestação deste serviço. A decisão tem como objetivo acabar com a chamada “indústria da multa”, que penalizava o cidadão duplamente: primeiro, com o pagamento da infração e a penalização na CNH; e depois, onerando os cofres públicos com os altos custos do serviço contratado.
“Sabemos que algumas pessoas podem questionar essa decisão, mas ela foi tomada justamente para preservar os munícipes e evitar que sejam lesados”, afirmou o prefeito.
“No ano de 2024 a empresa levou de nosso município o valor de R$1.689.564,10. Todo esse dinheiro saiu dos cofres públicos do município de União da Vitória”, destacou Carneiro Jr, que ainda contou que dos dois anos de contrato, o município pagou R$ 2.160.892,63 à empresa responsável pela fiscalização eletrônica.
Com a retirada dos radares e lombadas eletrônicas, a Secretaria Municipal de Trânsito (UVTRAN) está realizando estudos técnicos para a instalação de faixas elevadas e lombadas físicas nos locais onde forem necessárias para garantir a redução da velocidade dos veículos. Além disso, serão promovidas campanhas educativas para conscientizar a população sobre a importância do respeito às normas de trânsito.
Para o prefeito, essa mudança trará benefícios tanto financeiros quanto sociais, permitindo que os recursos economizados sejam investidos em áreas essenciais. “Esse dinheiro poderá ser aplicado na saúde, na educação e até mesmo em melhorias no trânsito, com a instalação de faixas elevadas e ações de conscientização, sem que nossos munícipes sejam penalizados injustamente”, concluiu Ary Carneiro Jr.
Via: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de União da Vitória